top of page

#INSPIREJOVEM

O Programa Inspire nasceu com o intuito de acolher as crianças que foram crescendo e se desenvolvendo dentro do programa Infância. Com o intuito de dar continuidade à sua formação complementar à escola, esse programa tem como propósito promover oportunidades para o desenvolvimento social, educacional e profissional dos/as jovens,  proporcionando atividades socioeducativas, valorizando a cultura local e criando pontes para novos saberes.
Para alcançar este propósito, o programa é estruturado da seguinte forma:

ÁREA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Essa área é constituída com aulas obrigatórias de Informática, Língua Portuguesa e Matemática. São atividades que consideramos fundamentais para nossos/as educandos/as. O programa como um todo contempla três eixos de atuação:


VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

Entendendo a importância de valorizar o contexto no qual os/as jovens estão inseridos/as para assim, proporcionar reflexões sobre novas culturas e saberes diferentes. Nessa perspectiva, consideramos fundamental resgatar e valorizar as histórias e raízes dos/as nossos/as educandos/as.


CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

 Trabalhando na perspectiva dos direitos e deveres baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como no Estatuto da Juventude, promovemos aulas que fortaleçam nossos/as jovens na busca do seu reconhecimento enquanto sujeitos/as de direitos e cidadãos(ãs). Assim, a consolidação da cidadania ativa se dá por meio
de reflexões sobre a vida, entendendo o contexto em que está inserido/a na sociedade.

 

MUNDO DO TRABALHO

Além de refletir o trabalho como produção humana e cultural é proposto estudar sobre as relações no e com o mercado de trabalho e suas ramificações. Neste sentido, são promovidas atividades que ajudam os/as jovens a pensarem como se preparar para o acessar o mercado de trabalho bem como outros caminhos possíveis, como a carreira universitária ou o empreendedorismo, por exemplo.


AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Pretende-se com o ensino de Língua Portuguesa, oferecer conhecimento para que os/as jovens aprendam articular e produzir textos (oral e escrito) em diversas situações de comunicação de forma que consiga dominar a escrita, a fala, a norma formal e a norma informal, de acordo com o que ensina um dos maiores gramáticos do Brasil Evanildo Bechara [...] cada falante é um poliglota na sua própria língua, à medida que dispõe da sua modalidade linguística e está à altura de descodificar mais algumas outras modalidades linguísticas com as
quais entra em contato.


AULAS DE MATEMÁTICA

A disciplina é articulada com o cotidiano dos/as jovens, de forma que o ensino e aprendizagem da matemática não esteja isolada das outras áreas do conhecimento, contribuindo com que as aulas sejam úteis para a vida das pessoas.


AULAS DE INFORMATICA

Na ótica da inclusão digital, as aulas de informática abordam conteúdos sobre hardware, software, pacote office, internet, design gráfico. Além desses, promove o acesso à internet e diversas ferramentas digitais.
 

OFICINAS ELETIVAS

Além das disciplinas obrigatórias, o programa conta com aulas eletivas ligadas ás áreas de artes, dança, música e esportes. Os/as educandos/as podem escolher até 2 oficinas, cujos os conteúdos dialogam com a atividades obrigatórias. As aulas que contemplam essas áreas são: teatro, culturas brasileiras, lutas e esportes.
 

TEATRO: Dramatização, jogos e expressões corporais;

 

CULTURAS BRASILEIRAS: Danças e ritmos brasileiros;
 

ESPORTES: Práticas desportivas e jogos cooperativos.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​


O currículo do Programa Inspire Jovem foi elaborado a partir da escuta dos/as jovens frequentadores/ as do Instituto e todas as propostas de melhoria são realizadas de maneira participativa. Estratégias como essa, além de outras frentes lideradas pelos/as jovens, contribuem para sua formação cidadã e de participação ativa nas tomadas de decisões do projeto que participam. 


“O protagonismo juvenil parte do pressuposto de que o que os adolescentes pensam, dizem e
fazem pode transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla. Em outras palavras, o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Nesse sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora. Assim, o protagonismo juvenil, tanto como um direito, é um dever dos adolescentes” (Costa,1996:65).


As aulas regulares ocorrem duas vezes por semana – segunda e quarta ou terça e quinta – (manhã e tarde). Além dessas, são oferecidas oficinas livres nas quintas feiras, as quais os/as jovens escolhem.
 

OFICINAS REALIZADAS AS QUINTAS-FEIRAS NO POLO CACAU: 

Prática de Banda
Canto
Dança

Esportes/Jogos
Futsal
Inglês
Percussão
Sarau
Teatro
Violão

Mídias e Artes

Núcleo da Juventude 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

NÚCLEO DE JUVENTUDE: teremos o núcleo de juventude que será composto por representaçãodiscente formada por membros da chapa e do conselho de representantes de sala. Esse núcleo se reunirá às sextas feiras de manhã e a tarde com suas representações. Será tarefados/as representantes discentes organizar e coordenar as assembleias dos/as educandos/as.

bottom of page